quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lula diz que será twitteiro e blogueiro em breve



Lula disse hoje que irá se tornar twitteiro e blogueiro. Em entrevista a blogueiros nesta quarta-feira, o presidente disse que só espera deixar o cargo para cair na internet. “Quero ficar quatro meses sem fazer nada, quero desencarnar primeiro, para a gente começar a conversar. Pode ficar certo de que serei tuiteiro, blogueiro. Eu vou ser um monte de coisa que eu não fui até agora.”

O blog oficial da Presidência da República, Blog do Planalto, destaca a iniciativa internética de Lula no título e no primeiro parágrafo do post que relata como foi o encontro com blogueiros. Sob o título ‘hoje presidente, amanhã blogueiro e tuiteiro’, o texto afirma que Lula deve usar as redes sociais para debater o caso do “mensalão” e o “o trabalho que pretende realizar em países da América Latina, Caribe e África”.

Veja o primeiro parágrafo do texto do Blog do Planalto:

Quatro meses após transmitir a faixa e o cargo de Presidente da República a Dilma Rousseff — tempo que avalia como necessário para “desencarnar” — Lula deverá se dedicar à blogosfera. A promessa foi feita por Lula nesta quarta-feira (24/11) na sua primeira entrevista coletiva a blogueiros, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente pretende utilizar o espaço na rede mundial de computadores para debater questões como o caso “mensalão” e o trabalho que pretende realizar em países da América Latina, Caribe e África.

Fonte: Estadão

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cannes agora é Festival Internacional de Criatividade

Evento deixa de lado a alcunha Festival Internacional de Publicidade para ressaltar todas as formas de comunicação

A organização do Festival de Cannes anunciou que o evento passa a ser conhecido como Festival Internacional de Criatividade, e não mais como Festival Internacional de Publicidade.

A medida sinaliza a crescente importância de outras formas de comunicação que não a publicidade tradicional, algo que já vinha sendo reconhecido com a instituição de categorias como Design Lions e PR Lions.

“Muitos dos Grand Prix são agora outorgados a experiências, tecnologias, mídia social, conteúdo gerado pelo usuário, serviços e eventos. As opções para os profissionais de marketing agora são as mais variadas e enriquecedoras, e precisamos abraçar estas mudanças. É importante que Cannes Lions ofereça um evento global que seja relevante para a indústria. Tendo prestado atenção ao feedback de seus líderes, consideramos que agora é a hora certa de realmente refletir o que o Festival se tornou”, afirmou em comunicado Philip Thomas, CEO do evento.

O festival foi lançado em 1954 como foco em publicidade para TV e cinema. Em 1983 os dois foram unificados sob o prêmio Film Lions. Apenas em 1992 a categoria Press & Outdoor foi adicionada (seria futuramente desmembrada em duas), chegando em seguida o Cyber Lions (1998), Media Lions (1999) e Direct Lions (2002).

Após a compra do festival pelos britânicos da EMAP junto ao francês Roger Hatchuel, em 2004, foram adicionadas ainda as categorias Radio Lions, Titanium Lions (ambos em 2005, sendo que a última abraçaria o Integrated Lions em 2007), Promo Lions (2006, se tornando Promo&Activation em 2010), Design Lions, PR Lions (2009), Film Craft (2010) e o mais novo Creative Effectiveness, que estreia em 2011 e premiará cases reconhecidos em outras categorias de 2010 que tenham obtido resultados. Hoje, são 13 categorias no total.

Fonte: M&M Online

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Restart divulga patrocinadores no Twitter

Depois do licenciamento da marca para produtos variados, grupo musical fecha contratos publicitários na rede de microblogs

Nascidos na era digital, os garotos do Restart criaram na internet o ambiente ideal para difundir suas músicas e produtos para os fãs. Em um ano e meio já chegaram a mais de 28 milhões de views no canal oficial do Youtube e mais de 6,5 milhões de plays no MySpace. No Twitter, os artistas falam com mais de 2 milhões de seguidores, somando-se os perfis dos quatro integrantes e o oficial da banda.

É justamente na rede de microblogs que começam a proliferar novos contratos para o grupo. A Reebok, marca representada no Brasil pela Vulcabras|azaleia, fechou patrocínio até o final de dezembro com os jovens, que passam a ser garotos-propaganda do tênis ZigTech. No exterior, a marca tem parcerias com artistas como Tiesto, Swiss e 50Cent. “A Reebok acredita que o ZigTech tenha o mesmo perfil da banda, ou seja, é inédito, provocativo, arrojado. O produto tem uma afinidade muito grande com o Restart em função do seu design e cores”, explica Pedro Bartelle, diretor de Marketing da Vulcabras|azaleia.

Além de usar os tênis nos shows e fotos, os artistas utilizam o Twitter para divulgar a marca. “Depois que eles twitaram o link do perfil oficial do tênis, em menos de uma hora, a Reebok já tinha mais de 5 mil seguidores. Eles trabalham demais no Twitter. Cada um escreve umas 10 vezes ao dia”, conta o produtor musical Guto Campos, da ArtMix. Outro contrato foi fechado com a Schincariol, para divulgação da bebida mista Skinka. “Durante um mês eles vão divulgar a bebida no Twitter e também vão gravar vídeos para a internet”, comenta o diretor artístico Marcos Maynard, da Maynard Music.

A Skinka criou o “Desafio Restart”, que vai premiar fãs da banda com um par de ingressos e kits personalizados dos integrantes do grupo. O concurso vai acontecer também em outras mídias sociais, como Facebook, Orkut e YouTube até o dia 16 de dezembro. Os meninos do Restart já gravaram um vídeo convidando os fãs para participar do concurso. Para participar, eles devem responder, em apenas 140 caracteres (pelo Twitter), o que diriam ao segurança do show da banda para que ele os deixasse entrar sem ingresso.

O guitarrista da banda Pe Lu, que usou o primeiro cachê recebido para comprar um iPhone com acesso à internet, confirma a vocação natural para o uso das redes sociais e acha que a divulgação dos produtos pela banda fica natural no Twitter. “Nós somos a geração dos 140 caracteres. Twitamos o tempo todo. Fica natural eu falar de um tênis para a galera saber que eu estou usando. Não tem tom de publicidade”, diz.

O sucesso garantiu à banda status de estrela de um gênero criado por eles, o happy rock – termo, inclusive, registrado pelo grupo-, e também contratos com patrocinadores, licenciamento de produtos da marca Restart e outros negócios ligados ao showbusiness. Fora do mundo virtual, produtos ligados à marca do grupo não param de surgir através da empresa de licenciamento Angeloti Licencing & Entertainment Business. São chicletes, cadernos, squeezes, álbum de figurinhas e revistas personalizadas. No próximo ano serão lançadas, pela empresa Meltex, camisetas, mochilas, tênis, lancheiras e estojos. A Flux irá lançar relógios digitais e analógicos. Uma das marcas registradas do estilo dos músicos, os óculos coloridos, ainda estão sendo negociados para licenciamento.

O CD de estreia da banda, distribuído pela Radar Records, já é o segundo mais vendido do País, com 100 mil cópias, atrás apenas de outra estrela teen, Justin Bieber. Na internet, as faixas podem ser baixadas no UOL, com preço de R$ 0,99. O próximo CD sai em dezembro, com vídeos multimídia e metade das músicas em espanhol, para divulgação no Uruguai, Chile e Argentina. Outro produto que será lançado no final do ano é um DVD de karaokê com músicas da banda.

O primeiro DVD de show, gravado em outubro no Happy Rock Sunday - domingueira que acontece uma vez por mês com a banda no HSBC Brasil- sai em março. Parte da mídia também adora os garotos - que já estamparam dezenas de capas de revistas adolescente, como Capricho, Toda Teen, Atrevida, entre outras -, e estrearam na semana passada um reality show televisivo– o Família Restart na MTV Brasil.

O sucesso nos negócios tem uma receita. “O formato que está nascendo hoje é de 360 graus, cuidar de A a Z do artista. O problema das gravadoras hoje é que elas só vendem CDs e nós buscamos outros meios de ganhar dinheiro – shows, patrocínios e venda de discos – e temos agilidade”, destaca Guto Campos. Maynard completa: “Não é fácil fazer isto. Precisa ter o talento do artista e dos executivos. As gravadoras não tem dinheiro para investir e não têm executivos que sabem encontrar e lançar artistas. O mercado está mudando e somos uma empresa que está mostrando o caminho”.

sábado, 13 de novembro de 2010

Inep divulga gabaritos oficiais das provas do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos oficiais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas no último fim de semana.

A liberação dos gabaritos ocorreu após a suspensão da decisão da Juíza Federal da 7ª Vara do Ceará, que impossibilitava o prosseguimento do Exame, pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, nesta sexta-feira.

O presidente do TRF afirmou que a suspensão envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e candidatos em todo o Brasil e que a alteração do cronograma prejudicaria diversas instituições de ensino superior que utilizam as notas do Enem em seus vestibulares. Ainda destacou a possibilidade de um alto prejuízo, da ordem de R$ 180 milhões, decorrente da decisão da Justiça Federal do Ceará.


Nova prova

O Ministério da Educação (MEC) calcula que, até o momento, cerca de 200 estudantes deverão refazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa dos erros de impressão nos cadernos de prova amarelos. Os dados foram apresentados pelo ministro Fernando Haddad ao presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, em audiência na tarde desta quinta-feira.

As entidades defendem, entretanto, que todos os alunos que tenham se sentido prejudicados pelos erros na aplicação do Enem tenham a chance de fazer as provas novamente em caráter opcional. Segundo Chagas, essa possibilidade foi descartada pelo ministro, porque poderia atrasar o calendário das 83 instituições de ensino superior que usam a nota da prova como critério de seleção.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SBT exibe comercial para tranquilizar o público

Emissora veicula em sua grande um comunicado do Banco Panamericano no qual a instituição afirma que ninguém terá prejuízo e que as empresas do Grpo Silvio Santos valem mais do que o empréstimo

Na semana em que se tornou o principal assunto da imprensa brasileira por conta do empréstimo de R$ 2,5 bilhões tomados do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para cobrir o rombo contábil do Banco Panamericano, o Grupo Silvio Santos utilizou o seu canal mais próximo do público brasileiro – o SBT – para pedir tranquilidade às empresas e garantir que todos os compromissos firmados serão cumpridos.

Desde essa quinta-feira 11, o SBT vem exibido, com uma frequência de até duas vezes no mesmo break um comunicado do Banco Panamericano. A nota, de 40 segundos, comunica que a instituição financeira fez um empréstimo para cobrir dívidas e esclarece que, como garantia, foram oferecidas todas as demais empresas do Grupo Silvio Santos (como a marca de cosméticos Jequiti, o Baú da Felicidade e o próprio SBT).

Apesar disso, o texto adota um tom tranquilizador, informando que todas as empresas colocadas como garantia no negócio valem mais do que o empréstimo feito e que o montante adquirido será usado para cobrir o caixa do banco. O comunicado é encerrado com a informação de as pessoas e as empresas que confiam no nome Silvio Santos estão absolutamente garantidas.

Leia o comunicado:

"O Banco Panamericano pediu em empréstimo de R$ 2,5 bilhões ao Fundo Garantidor de Crédito, dando como garantia o Baú da Felicidade, a Jequiti Cosméticos, o SBT e outras empresas que valem no mercado mais do que o empréstimo e que pertencem ao Grupo Sílvio Santos. Todo este dinheiro foi colocado para reforçar o caixa do banco.

As pessoas e as empresas que confiam no nome Silvio Santos estão absolutamente garantidas. Não tiveram e nem terão, em hipótese alguma, qualquer prejuízo.

Continue confiando na credibilidade do Grupo Silvio Santos."

Telefônica lança ligação gratuita para orelhão

Campanha teve estreia nesta quinta-feira, 11, e usuário pode ligar de graça do telefone público para casa

A Telefônica acaba de criar uma oferta que permite ao usuário ligar gratuitamente de qualquer orelhão para sua casa quando o telefone público estiver na mesma cidade da residência. A campanha, assinada pela Y&R, teve estreia nesta quinta-feira, 11, e será veiculada em todo o Estado de São Paulo. A oferta faz parte do plano Fale e Navegue à Vontade com bônus para orelhão. Pelo valor de R$ 54,90 mensais, o usuário pode falar à vontade para telefones da rede Telefônica, nas chamadas locais, e navegar sem limite de tempo pela internet discada, a qualquer dia e hora, pelos provedores cadastrados pela tele.

Essa promoção vale apenas para o usuário que adquirir o plano até o dia 30 deste mês. Já os bônus para falar gratuitamente do orelhão para casa são válidos até o final de dezembro do ano que vem. A oferta abrange os 622 municípios do Estado atendidos pela Telefônica. No filme da campanha, aparecerão filhos que ligam diversas vezes de orelhão para casa para falar com as mães.

Alunos prejudicados no Enem terão nova prova, afirma Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira a realização de uma nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas para os estudantes que foram prejudicados pelos erros da prova amarela. A identificação dos prejudicados pelo erro será feita através da análise dos relatórios e atas dos locais onde as provas foram aplicadas. O ministro manteve a data de divulgação do resultado para o dia 15 de janeiro.
As declarações foram feitas no auditório Tribunal Regional Federal da 5ª região, no Recife, depois que o ministro da Educação defendeu junto ao desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF, a suspensão da liminar que suspendeu decisão da juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, que impedia a continuidade do calendário do Enem.
Depois da decisão do presidente do TRF tornando sem efeito a decisão da Justiça Federal do Ceará, os gabaritos do Enem vão ser divulgados ainda nesta sexta-feira, disse Fernando Haddad.
Fernando Haddad não divulgou a data da nova prova para os alunos prejudicados. Ele disse que essa informação será dada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame.
A aplicação de nova prova não representará novos gastos para os cofres públicos, de acordo com Fernando Haddad. Ele afirmou que, como a gráfica assumiu a responsabilidade pelo erro, as novas provas não representarão novo custo para o Ministério da Educação.
O ministro da Educação defendeu a isonomia entre os estudantes, mesmo com a aplicação de uma nova prova apenas para os alunos prejudicados. Como forma de comprovar sua argumentação, Haddad citou nota da coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, que atesta que a Teoria de Resposta ao Item (TRI) - metodologia utilizada no Enem - garante a isonomia das provas. "Essa tecnologia é muito antiga e vem sendo utilizada nos exames similares ao Enem realizados nos Estados Unidos", disse.
Fernando Haddad disse que a ocorrência de erros gráficos afetou 0,1% dos 3,5 milhões de estudantes que fizeram o Enem. Ele afirmou que apenas essa ocorrência tirou o brilho do exame que, na sua opinião, teve sucesso em vários itens. "A segurança foi melhor, o cronograma foi atendido, as inscrições foram feitas sem ocorrências de falhas, o site suportou o novo volume de acesso".

Fonte: Notícias Terra

Imagens fortes nas embalagens dos cigarros nos EUA

Repetindo medida já adotada no Brasil, departamento de saúde prevê adoção de medida em outubro de 2012



O governo norte-americano está propondo o uso de imagens chocantes nas embalagens de cigarros a partir do final de 2012, repetindo o que já é feito no Brasil.

A ideia surgiu pela Departamento de Saúde que anunciou nesta quarta-feira, 10, e representaria, segundo o Advertising Age, a maior mudança na publicidade em 25 anos. Pelo texto, as imagens tomariam 50% do espaço na embalagem, ficando acima inclusive do nome da marca.

A reação varia de empresa à empresa. A Philip Morris, maior fabricante dos EUA, divulgou comunicado dizendo que já participa ativamente do processo de criação de regras para o setor e planeja fazer o mesmo diante desta proposta.

Mas um grupo formado por empresas como R.J. Reynolds e Lorillard, segunda e terceira no ranking de fabricantes, já questionam a legalidade da medida, afirmando que os avisos irão obscurecer os nomes das marcas.

Mas executivos da Food and Drugs Administration (FDA), a entidade regulatória do setor, dizem que a medida deixará óbvio aos usuários quais são as consequências do cigarro. Disseram, inclusive, que serão necessárias algumas imagens realmente fortes.

Desde 1971, quando a publicidade de cigarro na TV foi banida nos EUA, a quantidade de fumantes caiu de 40% da população do país para 20%, o que representa 46 milhões de pessoas. Mas a proporção parou de diminuir de 2004 para cá.

Pela proposta, há 36 imagens produzidas que serão submetidas à opinião pública. Nove delas serão escolhidas e publicadas nas embalagens a partir de 22 de outubro de 2012.

Do Advertising Age.

Fonte: M&M Online

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Internet pode resgatar a qualidade na comunicação

No Media On, representante da BBC e jornalista da mídia argentina acreditam que, na era do turbilhão de noticias, somente a qualidade e a credibilidade farão a diferença



O atual cenário das mídias digitais e a nova configuração de distribuição de informação via internet possibilitará a priorização do bom jornalismo e da ética profissional na comunicação. Essa foi a principal conclusão do painel “Quem pauta quem e que consome o que”, que encerrou as atividades de quarta-feira 10 do Media On, seminário internacional de jornalismo online promovido pelo Itaú Cultural e pelo Terra.

Com a participação do editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais da BBC News, Matthew Eltringham e do jornalista e especialista em mídias sociais e editor do site Cukmi.com, Julian Galo, o painel discorreu sobre as mudanças que a transição digital de informações trazem ao cotidiano e ao modo operacional das empresas jornalísticas.

Segundo os dois palestrantes, falar e praticar inovação no ambiente online acabou se tornando uma tarefa difícil para as empresas de comunicação e também para as marcas. Portanto, em vez de partir numa busca incansável para inventar modelos e criar coisas diferentes, as empresas que quiserem se sobressair deverão se focar na qualidade e na ética da prestação de seus serviços.

“As mudanças na mídia acabaram afetando até os relacionamentos pessoais. E com isso a própria visão de sucesso mudou. Hoje, não é somente com page views e com tuítes que você mede a repercussão de uma notícia, mas sim com o perfil e tipo de público que está absorvendo o seu conteúdo” , comentou o profissional da BBC.

Com exemplos feitos na mídia argentina, Galo destacou que a tendência é de que o sucesso e repercussão acompanhem os veículos que priorizarem a qualidade no jornalismo. “Hoje, os mecanismos de busca de informação são muito amplos e não se pode tomar tudo o que aparece nas redes sociais como verdade. Nessa hora, a ética, a tradição e a preocupação com a qualidade fará diferença”, salientou ele. “As pessoas preferem tuítar ou postar links de fontes nas quais elas acreditam. Essa será a tendência”, complementou.

Os dois convidados do Media On são defensores da não-obrigatoriedade do diploma para os jornalistas – tal como acontece em seus respectivos países - por julgarem que, mais do que uma formação, são a habilidade e a flexibilidade que irão determinar o sucesso dos profissionais. Ambos também abordaram a questão da publicidade, afirmando que somente as marcas que souberem mergulhar no conteúdo dos veículos, fazendo um trabalho diferente da tradicional divulgação comercial, conseguirão obter relevância.

Fonte: M&M Online
Versões Chandelle Mini e Chandelle Trufa serão divulgadas no game 3D ‘O Mundo Irresistível de Chandelle’



A Chandelle apresenta a campanha "Perto de um Chandelle ninguém é normal." O objetivo é divulgar o lançamento das versões Chandelle Mini e Chandelle Trufa. A ação digital disponibiliza o game 3D 'O Mundo Irresistível de Chandelle'. O jogo é ambientado numa ilha em que o usuário é convidado para uma viagem de aventura, na qual o desafio é alcançar o topo da montanha. Quem conseguir a maior pontuação será o ganhador e poderá escolher entre três modelos de carros diferenciados: Fiat 500, Smart for 2 e Kia Soul.
"O ponto conector de toda a campanha se dá em mídia digital, em que a peça central é o game, e nosso maior desafio foi amplificar isso, ativando o consumidor em diferentes pontos de contato. Com isso, conseguimos inovar a comunicação do produto com seu consumidor", explica Mauro Ramalho, diretor de criação.
Confira aqui o site da Chandelle.

Fonte: ProXXIma

Lacta divulga Specialité no “Um Blog e Dois Recheios”

Casal de blogueiros Ian Black e Marina Santa Helena apresentarão posts diferentes sobre mesmo tema

A Lacta lança "Um Blog e Dois Recheios" com objetivo de divulgar o novo chocolate Lacta Specialité. A agência de comunicação interativa W3haus traduziu a duplicidade de sabores para o blog. No canal o casal de blogueiros Ian Black e Marina Santa Helena apresentarão dois posts diferentes sobre um mesmo tema. Os dois se conheceram pela internet em 2006, quando moravam a três mil quilometro de distância.
Confira aqui o blog.

Fonte: ProXXIma

Sonora enfatiza combate à pirataria musical

Serviço do Terra passa a disponibilizar músicas em formato MP3 e com propriedade definitiva

Em parceria com grandes gravadoras - entre as quais estão Sony, Warner e Universal - e com o apoio das principais editoras de músicas do País, o Terra anunciou nessa quinta-feira, 11, o lançamento de um novo modelo de comercialização para o serviço Sonora.

Batizado Keep your Favorite, o modelo inclui novos pacotes que oferecem aos assinantes o direito a propriedade definitiva de um número estabelecido de canções por mês. Com três opções de planos, o internauta pode escolher baixar no período 10, 25 ou 250 músicas que poderão ser tocadas em qualquer plataforma e no formato MP3. Com preços que variam entre R$ 14,90 e R$ 59,90, os planos continuam dando direito ao streaming ilimitado online de um acervo com mais de 1,6 milhões de canções. Algumas opções permitem ainda que o usuário ouça suas músicas preferidas quando estiver offline a partir do computador ou de telefones celulares. "Em alguns casos, a música saíra a um custo de R$ 0,20 ao usuário, algo inédito e sem margem equivalente em todo o mundo. Dessa forma estamos conseguindo nos consolidar como um dos quatro principais players de música do mundo e o primeiro do Brasil", comenta Tiago Ramazzini, diretor responsável pelo Sonora no Terra.

"Nossa expectativa é fechar o ano de 2011 com sete milhões de ouvintes e 750 mil assinantes somente no Brasil. Esses números representam mais do que o dobro dos usuários do Sonora atualmente", conta Paulo Castro, diretor geral do Terra Brasil. "Esperamos ainda poder continuar construindo essa rota saudável de valorização da música e de combate à pirataria", acrescenta. O Sonora continua operando com receitas vindas de publicidade - através de rádios customizadas e baners -, além da venda de assinaturas.

Para divulgar o novo lançamento, o Terra coloca no ar a partir dessa quinta-feira, 11, uma campanha que será veiculada em canais de televisão aberta e por assinatura, jornais, revistas e, claro, na internet. O mote será justamente o combate à pirataria mesclado à grande oferta de músicas.

Fonte: M&M Online

Sorriso testa hálito pelo Facebook

Para divulgar SORRISO Fresh Explosion Night foi disponibilizado um aplicativo na rede social

Para divulgar o SORRISO Fresh Explosion Night foi desenvolvido um aplicativo de Facebook em que o internauta pode testar o seu hálito por meio de um quizz. Ao entrar na rede social o usuário precisa encontrar o aplicativo 'Pergunte ao Tio de Pijama (veja aqui), permitir o app e depois responder algumas perguntas de forma de múltiplas respostas.

Fonte: ProXXIma

O que a audiência quer do jornalismo online?

A quarta edição do Media On – evento que tem como objetivo propiciar um debate sobre os desafios e perspectivas do jornalismo online no Brasil e no mundo - começa nesta terça 9, com Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, e Aron Pilhofer, editor de interactive news do New York Times, debatendo as iniciativas inovadoras que têm desenvolvido para seguir conquistando a audiência em tempos de transformação do perfil do consumidor com a multiplicação das mídias.

De 9 a 11 de novembro, o seminário, que é uma realização do Itáu Cultural em parceria com o portal Terra, será o palco de muitas outras discussões envolvendo o crescente mercado de jornalismo digital. Nesta edição, Os Novos Caminhos do Jornalismo: o que a Audiência Quer Consumir e Como? será o tema-chave. Para exemplificar, em um dos painéis usuários da web demonstrarão ao vivo como selecionam o conteúdo e navegam pelas sociais.

O início do segundo dia do evento começa com a pauta mais quente do momento, tablet, e-readers e smartphones. O debatedor será o jornalista argentino Pablo Mancini, gerente de serviços Digitais do Grupo Clarín, mediado por André Deak. Em mídias sociais versus sites de jornalismo, Matthew Eltringham, expert da BBC, Julian Gallo, autor e diretor dos sites Cukmi e capsula.2210.com, a discussão em pauta é como os jornalistas precisam atuar para conviver com a agilidade da informação.

No pós-eleição, o Media On reúne os jornalistas responsáveis na internet pelas campanhas dos três principais candidatos à presidência da República: Marcelo Branco (Dilma Roussef), Soninha Francine (José Serra) e Caio Túlio Costa (Marina Silva). A mediação será do jornalista e apresentador da CBN Heródoto Barbeiro.

O mercado publicitário será indagado em Anunciantes Valorizam Conteúdo ou Audiência? João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing da FIAT para América Latina e presidente da ABA, Carlos Werner, diretor de marketing da Samsung, Abel Reis, presidente da Agência Click, e Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, terão a tarefa de responder.

Com programação gratuita, os interessados devem chegar ao Itaú Cultural, em São Paulo, com 30 minutos de antecedência. Grupos podem solicitar reserva antecipada pelo e-mail: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. O Media ON também pode ser acompanhado ao vivo pelo site oficial do evento (clique aqui).

Fonte: ProXXIma

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Facebook promove evento pelo "orgulho nordestino"

Após a onda de comentários racistas que invadiram a internet, usuários da rede social fazem ato para valorizar a cultura da região brasileira

Como uma resposta às manifestações de racismo que se disseminaram pelas redes sociais logo após o anúncio do resultado das eleições presidenciais, alguns usuários da rede social Facebook deram início a um movimento que tem como objetivo valorizar a cultura e o povo nordestino.

Criada no formato de um evento, a página Dia do Nordeste (clique aqui) convida os participantes da rede (nordestinos ou não) a utilizar o próximo sábado, dia 6 de novembro, para compartilhar links, poesias, imagens, vídeos ou qualquer outro conteúdo relacionado a região nordestina.

Na descrição da página, o evento é apresentado como um ato contra a xenofobia e como uma maneira de ressaltar o orgulho nordestino. A ideia é que a divulgação seja feita pelos próprios usuários, convidando os contatos de sua lista de amigos a se engajarem na ideia. O Dia do Nordeste no Facebook acontecerá entre a 0h do sábado 6 até a 0h do domingo 7.

Até o final da tarde de quinta-feira 4, a página já contava com mais de 1250 participantes confirmados no evento virtual.


Polêmica

A ideia de resgatar o valor e a cultura do Nordeste nasceu como resposta à uma série de ataques direcionados à região brasileira, postados sobretudo no Twitter desde o último dia 31. Para manifestar seu desagrado em relação a vitória da presidente eleita, Dilma Rousseff, alguns internautas começaram a postar mensagens ofensivas ao povo do Nordeste (região que concentra o maior número de eleitores da candidata do PT), sugerindo até atitudes de violência contra cidadãos nordestinos.

Para tentar barrar a onda de comentários racistas, um blog foi criado especialmente para denunciar os perfis dos internautas que haviam iniciado o movimento. A repercussão rapidamente ganhou notoriedade, chegando à imprensa e se tornando um dos assuntos mais comentados dentro das redes sociais. A OAB de Pernambuco já anunciou que irá processar a jovem que teria iniciado a leva de comentários.


Fonte: ProXXIma