sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cannes agora é Festival Internacional de Criatividade

Evento deixa de lado a alcunha Festival Internacional de Publicidade para ressaltar todas as formas de comunicação

A organização do Festival de Cannes anunciou que o evento passa a ser conhecido como Festival Internacional de Criatividade, e não mais como Festival Internacional de Publicidade.

A medida sinaliza a crescente importância de outras formas de comunicação que não a publicidade tradicional, algo que já vinha sendo reconhecido com a instituição de categorias como Design Lions e PR Lions.

“Muitos dos Grand Prix são agora outorgados a experiências, tecnologias, mídia social, conteúdo gerado pelo usuário, serviços e eventos. As opções para os profissionais de marketing agora são as mais variadas e enriquecedoras, e precisamos abraçar estas mudanças. É importante que Cannes Lions ofereça um evento global que seja relevante para a indústria. Tendo prestado atenção ao feedback de seus líderes, consideramos que agora é a hora certa de realmente refletir o que o Festival se tornou”, afirmou em comunicado Philip Thomas, CEO do evento.

O festival foi lançado em 1954 como foco em publicidade para TV e cinema. Em 1983 os dois foram unificados sob o prêmio Film Lions. Apenas em 1992 a categoria Press & Outdoor foi adicionada (seria futuramente desmembrada em duas), chegando em seguida o Cyber Lions (1998), Media Lions (1999) e Direct Lions (2002).

Após a compra do festival pelos britânicos da EMAP junto ao francês Roger Hatchuel, em 2004, foram adicionadas ainda as categorias Radio Lions, Titanium Lions (ambos em 2005, sendo que a última abraçaria o Integrated Lions em 2007), Promo Lions (2006, se tornando Promo&Activation em 2010), Design Lions, PR Lions (2009), Film Craft (2010) e o mais novo Creative Effectiveness, que estreia em 2011 e premiará cases reconhecidos em outras categorias de 2010 que tenham obtido resultados. Hoje, são 13 categorias no total.

Fonte: M&M Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma opinião sobre o assunto? Comente! Mas não se esqueça de manter a postura.