quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Restart divulga patrocinadores no Twitter

Depois do licenciamento da marca para produtos variados, grupo musical fecha contratos publicitários na rede de microblogs

Nascidos na era digital, os garotos do Restart criaram na internet o ambiente ideal para difundir suas músicas e produtos para os fãs. Em um ano e meio já chegaram a mais de 28 milhões de views no canal oficial do Youtube e mais de 6,5 milhões de plays no MySpace. No Twitter, os artistas falam com mais de 2 milhões de seguidores, somando-se os perfis dos quatro integrantes e o oficial da banda.

É justamente na rede de microblogs que começam a proliferar novos contratos para o grupo. A Reebok, marca representada no Brasil pela Vulcabras|azaleia, fechou patrocínio até o final de dezembro com os jovens, que passam a ser garotos-propaganda do tênis ZigTech. No exterior, a marca tem parcerias com artistas como Tiesto, Swiss e 50Cent. “A Reebok acredita que o ZigTech tenha o mesmo perfil da banda, ou seja, é inédito, provocativo, arrojado. O produto tem uma afinidade muito grande com o Restart em função do seu design e cores”, explica Pedro Bartelle, diretor de Marketing da Vulcabras|azaleia.

Além de usar os tênis nos shows e fotos, os artistas utilizam o Twitter para divulgar a marca. “Depois que eles twitaram o link do perfil oficial do tênis, em menos de uma hora, a Reebok já tinha mais de 5 mil seguidores. Eles trabalham demais no Twitter. Cada um escreve umas 10 vezes ao dia”, conta o produtor musical Guto Campos, da ArtMix. Outro contrato foi fechado com a Schincariol, para divulgação da bebida mista Skinka. “Durante um mês eles vão divulgar a bebida no Twitter e também vão gravar vídeos para a internet”, comenta o diretor artístico Marcos Maynard, da Maynard Music.

A Skinka criou o “Desafio Restart”, que vai premiar fãs da banda com um par de ingressos e kits personalizados dos integrantes do grupo. O concurso vai acontecer também em outras mídias sociais, como Facebook, Orkut e YouTube até o dia 16 de dezembro. Os meninos do Restart já gravaram um vídeo convidando os fãs para participar do concurso. Para participar, eles devem responder, em apenas 140 caracteres (pelo Twitter), o que diriam ao segurança do show da banda para que ele os deixasse entrar sem ingresso.

O guitarrista da banda Pe Lu, que usou o primeiro cachê recebido para comprar um iPhone com acesso à internet, confirma a vocação natural para o uso das redes sociais e acha que a divulgação dos produtos pela banda fica natural no Twitter. “Nós somos a geração dos 140 caracteres. Twitamos o tempo todo. Fica natural eu falar de um tênis para a galera saber que eu estou usando. Não tem tom de publicidade”, diz.

O sucesso garantiu à banda status de estrela de um gênero criado por eles, o happy rock – termo, inclusive, registrado pelo grupo-, e também contratos com patrocinadores, licenciamento de produtos da marca Restart e outros negócios ligados ao showbusiness. Fora do mundo virtual, produtos ligados à marca do grupo não param de surgir através da empresa de licenciamento Angeloti Licencing & Entertainment Business. São chicletes, cadernos, squeezes, álbum de figurinhas e revistas personalizadas. No próximo ano serão lançadas, pela empresa Meltex, camisetas, mochilas, tênis, lancheiras e estojos. A Flux irá lançar relógios digitais e analógicos. Uma das marcas registradas do estilo dos músicos, os óculos coloridos, ainda estão sendo negociados para licenciamento.

O CD de estreia da banda, distribuído pela Radar Records, já é o segundo mais vendido do País, com 100 mil cópias, atrás apenas de outra estrela teen, Justin Bieber. Na internet, as faixas podem ser baixadas no UOL, com preço de R$ 0,99. O próximo CD sai em dezembro, com vídeos multimídia e metade das músicas em espanhol, para divulgação no Uruguai, Chile e Argentina. Outro produto que será lançado no final do ano é um DVD de karaokê com músicas da banda.

O primeiro DVD de show, gravado em outubro no Happy Rock Sunday - domingueira que acontece uma vez por mês com a banda no HSBC Brasil- sai em março. Parte da mídia também adora os garotos - que já estamparam dezenas de capas de revistas adolescente, como Capricho, Toda Teen, Atrevida, entre outras -, e estrearam na semana passada um reality show televisivo– o Família Restart na MTV Brasil.

O sucesso nos negócios tem uma receita. “O formato que está nascendo hoje é de 360 graus, cuidar de A a Z do artista. O problema das gravadoras hoje é que elas só vendem CDs e nós buscamos outros meios de ganhar dinheiro – shows, patrocínios e venda de discos – e temos agilidade”, destaca Guto Campos. Maynard completa: “Não é fácil fazer isto. Precisa ter o talento do artista e dos executivos. As gravadoras não tem dinheiro para investir e não têm executivos que sabem encontrar e lançar artistas. O mercado está mudando e somos uma empresa que está mostrando o caminho”.

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